top of page
Buscar

Quando Devo Começar a Preparar o Meu Casamento?

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de um casal, e é natural que as noivas desejem que tudo seja perfeito nesse dia tão importante. No entanto, planear um casamento pode ser um desafio, pois envolve uma série de detalhes e decisões a serem tomadas. Neste artigo, ofereceremos um guia prático para ajudar as noivas a planear o casamento dos seus sonhos, garantindo que todos os aspectos essenciais sejam considerados.


Casamento Nicole & Tiago | Quinta do Careto, Beja, Portugal

TEMPO DE PREPARAÇÃO.


O tempo ideal para preparar o seu casamento deve ser no mínimo um ano.

Existem muitos contratempos que os noivos devem antecipar, e estarem preparados para solucionar com calma e acima de tudo com tempo.


Desde o momento em que a noiva ou noivo é pedido em casamento, começa uma batalha contra o tempo, então é pegar numa caneta e uma folha de papel e por mãos à obra.


POR ONDE COMEÇAR?


Antes de iniciar o planeamento, é fundamental que os noivos definam a visão e o estilo do casamento. Isso inclui escolher o tema, as cores e o ambiente geral que desejam criar. Essa definição ajudará a direcionar todas as decisões subsequentes.


Um dos aspectos mais importantes do planeamento do casamento é estabelecer um orçamento realista. Determine quanto você e seu parceiro estão dispostos a gastar e aloque fundos para cada aspecto do casamento, como local, comida, decoração, fotografia, entre outros. Lembre-se de reservar uma quantia para despesas imprevistas.


É importante fazer uma lista de fornecedores, desde os que tem um alto risco de não estarem disponíveis para dia que os noivos desejam, até aos fornecedores que garantam mais disponibilidade de calendário.



1 ANO ANTES:

Quinta


A escolha da data do casamento é crucial, pois influenciará a disponibilidade de locais e fornecedores. Considere a estação do ano, o clima e a disponibilidade dos convidados. Em seguida, pesquise e visite diferentes locais, levando em consideração o estilo do casamento, a capacidade, o local para a cerimônia e a recepção, a acessibilidade e o espaço exterior e interior.


Lembre-se que o vosso casamento será um dos dias mais importantes da sua vida.


Casamento Laura & André | Quinta da Suratesta, Beja, Portugal

Registo Civil


Caso a cerimónia aconteça pelo o registo civil, é importante que assim que a Quinta esteja reservada, desloquem-se ao registo civil para reservar um profissional do cartório, de maneira a estar presente no vosso casamento.

Outra opção, será contratar um/a celebrante, caso queiram uma cerimónia mais personalizada.


Igreja


Se o casamento for religioso, deverão marcar uma entrevista com padre para reservarem a igreja que desejam.

Não se esqueçam, que os casamentos realizados em igrejas, os noivos já deveram estar oficialmente casados pelo o registo civil. Deverão ir ao registo civil e formalizar o vosso casamento. Basta levar os vossos documentos de identificação, afinal trata-se de uma burocracia que corresponde a estarem oficialmente casados pelo Estado Português.


Casamento daCristiana & Sertório | Sé de Faro, Portugal

Reportagem - Fotografia e Vídeo


Depois da parte difícil estar oficializada, não se podem esquecer da reportagem do vosso casamento.

Ter memórias para a vida toda e com qualidade, é indispensável.

Pesquisem alguns fotógrafos da vossa região e peçam orçamentos.


Nesta etapa é preciso muito atenção e ponderar que talvez garantir um profissional de qualidade, talvez tenham que pagar um preço que não estejam à espera. Ter um produto de fotografia e vídeo com alta qualidade, rondará os 2000€.


Afinal, depois do dia do casamento o que fica são as memórias, as fotografias e o vídeo.


Animação / Dj


Segue-se a animação, algo que não poderá faltar no vosso grande dia.


Antes de solicitarem orçamentos, deveram ter em conta o tipo de animação que vai ao encontro do vosso gosto. Desde animação interativa com os convidados, tais como, jogos, quiz e coreografias, ou então, poderão abdicar da animação e ter um DJ a passar boa música no vosso casamento. Tudo depende do vosso gosto e também e dos convidados que estarão presentes na cerimónia. Afinal, vão querer que convidados se juntem a vocês na pista de dança.


6 MESES ANTES:

Vestido de noiva e o fato do noivo


É hora de escolher o vestido para a noiva e o fato para o noivo.


Casamento Tania & Filipe | Quinta A Lendária, Coina, Portugal

Lua de Mel


É tempo de pesquisarem destinos para a vossa viagem de lua de mel.

Tenham especial atenção que podem ter de perder algum tempo, no processo de vacinação no caso de países tropicais, bem como tratar dos vossos passaportes e vistos se forem viajar para países fora da União Europeia.


Convites para os padrinhos e convidados


Nesta etapa, tem de ponderar os tipos de convites que pretendem fazer. Se querem ser vocês a fazer os convites, ou se querem pedir a um fornecedor para criar os convites ao vosso gosto.


Casamento Marta e Fábio | Quinta dos Sonhos, Sesimbra, Portugal

Carro para a noiva e para noivo


Existem uma enorme variedade de viaturas no mercado para alugarem, contudo é deve ter em atenção que as empresas que prestação serviço de aluguei de viaturas para eventos, podem estar com calendário bastante preenchido. Devido à época alta, estas empresas também prestação serviços na área de turismo.


3 MESES ANTES

Decoração


Nesta altura, os noivos deverão começar a planear a decoração na Quinta e na igreja.

Mantenham contacto com a Quinta que reservaram, e perguntaram que tipo de decoração tem disponível para vos facilitar na aquisição de material de decoração, tais como, flores, marcadores de mesa, imagens alusivas ao tema do vosso casamento, livro de Honra, fogo de artifício (caso seja possível), identificares de mesas para os convidados e dos noivos, balões, entre outros materiais que desejam personalizar.



Maquilhagem e penteado da noiva


No dia do casamento, a noiva pode optar por ao salão ou ser maquilhada e penteado em casa.

Casamento Dalila & Agostinho | Quinta Pinhal das Confreirinhas, Sintra, Portugal

Alianças


As alianças personalizadas levam algum tempo a fazer, e é importante pensarem que depois de prontas possa ser necessário fazer algum ajuste no tamanho.


Noite de núpcias


Existem farias opções para usufruir de uma ótima noite, depois de um dia cheio de emoções fortes. Pode reservar um hotel com vista sobre a sua cidade, com vista mar, ou então numa zona rural onde estará em contacto com a natureza. Caso queiram desfrutar de uma noite mais romântica, sugerimos um hotel com piscina interior no quarto, e para acompanhar uma boa garrafa de champanhe.


1 MÊS ANTES

Bouquet da noiva


Por norma o bouquet da noiva levará 3 a 2 dias a fazer. Contudo, as floristas podem estar com muita afluência de trabalho, ou as flores e a decoração para bouquet que escolherem levar algum tempo a chegar por razões de stoke. Não facilite, e prepare tudo atempadamente.



Casamento Yara & Ricardo | Quinta Nossa Senhora Auxiliadora, São Domingos de Rana, Portugal

Despedidas de solteira/o


O grande dia está quase a chegar, e está na hora de começar a convidar os seus amigos para partilhar os últimos dias de solteira/o. Sugerimos que marque a despedida de solteira/o uma semana antes do casamento, e planeia um mês antes. Faço um passeio de barco, monte a cavalo, reserve o restaurante e o bar/discoteca onde querem ir ao final da noite.


Tenham tudo pronto antecipadamente, para que no dia do vosso casamento apenas estejam preocupados em divertir-se e serem felizes, juntos das pessoas que vocês mais amam.



Sejam Felizes, e viva aos Noivos.





55 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page